domingo, 13 de março de 2011

Na Bahia, todos os dias são de Ivete


Estou voltando...e volto falando: Que cachaça boa é Ivete Sangalo!

Este ano viajei para Salvador no carnaval e entre todas as alegrias daquela terra, tive o privilégio de participar na terça-feira do bloco Corujas de Ivete Sangalo e posso garantir sem dúvida alguma que na Bahia, todos os dias são de Ivete.

Esqueça a Ivete de DVDs, micaretas e shows que já conhecemos. No carnaval de Salvador, Ivete é pura emoção e energia, tudo diferente e mais intenso do que já vimos.

Um repertório fantástico é o pano de fundo para suas performances que vão desde os pagodes baianos mais executados, clássicos de sua carreira, danças sensuais, conversas informais e desbocadas com o publico que responde a todos os comandos da musa que se apresentou com produção glamurosa e muito profissional, demonstrando total respeito ao seu publico.



Ivete enxerga e cumprimenta cada fã clube, cada artista, cada político, as pessoas que se aglomeram para vê-la nos locais mais improváveis.


Digo isso porque presenciei a declaração de amor que a Bahia faz por onde ela passa. Não estou falando dos turistas, em sua maioria paulistas, que desembolsam fortunas para desfilar em um de seus blocos. Estou falando da população baiana, do pessoal que se espreme nos becos das avenidas, pendura em arvores, debruça nas sacadas e janelas dos prédios com faixas de total declaração de amor a cantora.

Um, dos muitos momentos emocionantes, aconteceu na Praça Castro Alves, quando o bloco afro mais tradicional da Bahia, Os Filhos de Gandy, tentava entrar no circuito para realizar seu desfile. (Isso mesmo, tentava! Uma falta de respeito tremenda dos governantes e empresários do Carnaval que só visam lucro e esquecem da verdadeira cultura baiana)

O puxador do trio ordenava o mar de gente vestido de Filho de Gandy invadir a avenida, para que eles pudessem desfilar. Quando o bloco avistou Ivete descendo a Avenida, o recuo foi imediato. “Vamos respeitar nossa rainha, a rainha da Bahia. Só estamos esperando para entrar na Avenida em respeito a nossa Rainha. Somente ela. Depois de sua passagem vamos entrar”


Isso fez com que toda a multidão que se espremia na Praça Castro Alves aplaudisse e gritasse emocionados o nome de Ivete. 

Um momento mágico onde a entidade que mais deveria ser respeitada na Bahia por fazer parte da cultura de seu povo, reverenciou tudo o que Ivete representa na Bahia.


Sem dúvida nenhuma, Ivete é a Rainha da Bahia!




Nenhum comentário: